Porção: maço com em média 3 a 5 ramos.
Especificações:
Nome Científico: Polygonum punctatum Elliott.
Nome botânico: Polygonum acre HBK syn Polygonum hidropiperoides Michaux L.
Família: Poligonaceae
Sinonímia: Pimenta-d’água; pimenta-do-brejo; persicária; capiçoba; cataia; curage; erva-de-bicho.
Habitat: planta é originária da Ásia, mas está adaptada ao clima brasileiro há muito tempo. Encontrada em todos os estados.
Partes Usadas: partes aéreas.
Sabor: amargo, picante e refrescante.
Descrição botânica: planta herbácea perene, de caule ascendente, ramificado, fistuloso, delgado (3 a 4 mm de espessura), radicante nos nós, de coloração verde-avermelhado e glabro. Cresce até 1m de altura. Possui ócreas de 12 a 16 mm de altura, cerdosas na parte superior e glabrascentes quando velhas. Folhas alternas, com 8 a 12 cm de comprimento, subsésseis, estreito-lanceoladas, peninervadas, atenuadas nas duas extremidades, adpresso-pilósulas, inicialmente, e depois glabrascentes, com pecíolo invaginante, pecíolo com 3 a 5 mm. A folha apresenta um forte sabor apimentado. Inflorescência terminal e axilar, tipo espigas gêmeas ou subracemosas, lineares ou subfiliformes, eretas, com flores pequenas (2 a 3 mm de comprimento), hermafroditas, com perigônio 5-partido formado por tépalas branco-esverdeadas. O fruto é uma núcula triangular-globosa, apiculada, negra, brilhante, revestida pelo perigônio.
Toxicidade: planta segura para o homem e para o gado.
Ideal para lagos ornamentais, paludários e terrários. NÃO é uma planta aquática, portanto não pode ficar totalmente submersa.
Política de entrega, clique aqui.
Etiquetas: polygonum acre, poligonum, poligonom, polygonum punctatum elliott