Nos aquários plantados, utiliza-se iluminação artificial para que as plantas possam realizar a fotossíntese, ao contrario do cenário encontrado na natureza, onde as plantas recebem uma grande quantidade de luz solar. Cada variedade de planta tem suas próprias exigências, para melhores resultados no aquarismo estas exigências devem ser equilibradas. A utilização de lâmpadas fluorescentes é um dos meios mais econômicos de obter uma quantidade adequada de luz para garantir a sobrevivência das plantas no seu aquário.
Adicionar Co2 as vezes se faz necessário para as plantas, mas nem sempre, alias alertamos que se o aquarista não obter iluminação e substrato adequado em seu aquário, não adiantará injetar Co2 para beneficiar as plantas, pois outras deficiências serão notadas por elas.
- 1 garrafa de plástico de 2 litros, com tampa;
- 1 mangueirinha fina de plástico (dessas usadas em aquários com bomba de ar);
- 1 pedra porosa (opcional);
- Silicone para aquário.
Procedimento: Dissolva bem o fermento, o açúcar e o bicarbonato na água. Despeje dentro da garrafa e feche bem. As bolhas em geral levam cerca de 1 hora para começarem a sair. Um injetor bem montado vai ficar produzindo bolhas por cerca de 10-15 dias.
Seus comentários