Leve 20 Microsorum pteropus.
Microsorum pteropus pode ser encontrada crescendo em uma miríade de ambientes em seu continente nativo, a Ásia. Sua variedade Microsorum pteropus "Windelov" é menos frequentemente encontrada.
É uma das mais fáceis plantas aquáticas de se cultivar, e como tal, é um ponto de partida indispensável para o aquarista iniciante. Esta facilidade de manutenção combinada com a sua capacidade de enraizar em rochas, troncos e outras superfícies que são normalmente indisponíveis para o plantio, garantiram a longevidade desta espécie no hobby de aquapaisagismo.
Luz média é suficiente para o crescimento ideal, embora os valores mais altos e mais baixos de iluminação são bem tolerados. Como as plantas das do gênero das Anubias, a Microsorum pteropus apresenta um rizoma do qual ambas as folhas e raízes se desenvolvem. Ela pode ser amarrada a uma rocha por exemplo, com fios de linha ou outros materiais. Depois de alguns meses, as raízes irão pegar e os meios de ligação podem ser removidos.
Se o aquarista deseja plantar esta planta no substrato, deve ter o cuidado de enterrar somente as raízes e não o rizoma. Embora a fertilização excepcional e suplementação de CO2 não sejam necessárias, manter uma boa circulação da água e oxigenação, é essencial para um bom crescimento. O cultivo imerso dentro de um paludário ou terrário é fácil, desde que a superfície de plantação ou de substrato seja mantido razoavelmente úmido. Remover as folhagens velhas que se formam periodicamente, garante assim a sua propagação.
As possíveis aplicações de Microsorum pteropus no paisagismo são ilimitadas, em virtude da sua capacidade distintiva de crescer em superfícies diferentes de um substrato fértil. Um dos lugares favoritos desta espécie para crescer são os galhos ou troncos de aroeira.
ESPECIFICAÇÕES
Tamanho médio da muda: pode variar de 8 a 15 cm de altura.
Iluminação necessária: média a intensa (forte).
Manutenção: médio cultivo.
Plantio: troncos, rochas e meio do aquário.
Exigente de CO2: não.
Condições adequadas recomendadas: luz intensa.
Preço para um rizoma com três a sete folhas.
Planta cultivada na forma emersa, fora d'água. Entenda melhor a diferença clicando aqui.
Política de entrega, clique aqui.
Para saber mais sobre dicas e tutoriais de como cultivar e cuidar melhor das plantas em um aquário plantado ou lago ornamental, clique aqui.
Etiquetas: microsorum, microsorum pteropus, planta de tronco, low tech