Echinodorus tenellus (também conhecido como Helanthium tenellum) é uma planta espessa de aquário. Normalmente, cresce até 10 cm no aquário. A largura da folha é de 3-5 mm ou menos. É de muitas maneiras semelhante à Sagittaria subulata, mas a Sagittaria tem folhas um pouco maiores não inferiores a 5 mm de largura. Moitas de sagittaria subulata podem crescer até 20 cm de altura ou até mais. Echinodorus tenellus se torna menor e raramente cresce mais de 5cm de altura se mantido em más condições. No entanto, pode crescer mesmo sem CO2 e fertilizantes. A planta não é exigente em termos de intensidade de iluminação e pode ser cultivada à luz de 0,5 watts por litro.
A cor das folhas de Echinodorus tenellus certamente merece um estudo separado. Sabe-se que sob iluminação média de 0,5 watts por litro, Echinodorus exibe folhas verdes. Mas sob maior intensidade de iluminação, as folhas podem ter uma coloração dourada. Como muitas outras espécies vermelhas de plantas aquáticas, as folhas de Ehinodorus tenellus podem obter coloração vermelha ou mesmo roxa se cultivadas sob iluminação de 1 watt por litro ou mais. A cor também depende do nível de pH da água do aquário. Se a água for ácida (pH menor que 7), o equinodoro se torna bastante verde. Enquanto a água básica (pH mais de 7) no aquário pode afetar o equinodorus da mesma forma que a iluminação alta. É por isso que muitas vezes se pode ver Echinodorus tenellus tendo folhas vermelhas nos aquários com pouca iluminação e sem suprimento de CO2.
Echinodorus tenellus é o Echinodorus mais comum entre os aquaristas e talvez o único adequado para paisagismo aquático, graças ao seu pequeno tamanho. Forma facilmente um gramado em primeiro plano (ou mais perto do meio do solo) do tanque, espalhando rapidamente seus corredores. Seus brotos laterais muito longos devem ser aparados de vez em quando para evitar que ele preencha todo o aquário. Isso descreve praticamente o procedimento de como a planta deve ser podada e mantida dentro de sua área. O tapete de Echinodorus tenellus também deve ser podado às vezes de uma forma que não esteja crescendo em cima de si mesmo, pois pode ficar muito alto.
Porção: maço 3 a 5 mudas.
Especificações:
Tamanho médio da muda: pode variar de 3 a 25 cm de altura.
Iluminação necessária: forte.
Manutenção: médio a difícil cultivo.
Plantio: fundo e meio do aquário.
Exigente de CO2: sim.
Condições adequadas recomendadas: luz, gás carbônico e substrato fértil.
Política de entrega, clique aqui.
Etiquetas: planta carpete, echinodorus, echinodorus tenellus